praia_claridade

segunda-feira, agosto 07, 2006

Portugal a arder...mais um verão e pouco muda!







como se pode ler no site lusa: agência de notícias de Portugal (a meu ver uma das mais credíveis) os incêndios não dão descanso aos nossos bombeiros, mais um verão que passa sem deixar de haver os terríveis incêndios, sendo muitos deles por descuido ou mão criminosa!

"Incêndios:Sete fogos por controlar às 11:50, fogo em Valongo mobiliza mais meios

Lisboa, 07 Ago (Lusa) - Um total de 585 bombeiros estava hoje às 11:50 a combater sete incêndios por circunscrever em Portugal continental, sendo um fogo em Valongo (Porto) o que mobiliza mais meios, incluindo um avião russo Beriev, disse fonte dos bombeiros.

Em Valongo, concelho de Valongo, as chamas ameaçaram já algumas habitações em zonas rurais, de acordo com informação prestada à agência Lusa cerca das 08:00.

Neste incêndio, que teve início cerca das 6:00 de hoje, estavam às 11:45 226 bombeiros, apoiados por 67 viaturas, além do bombardeiro de água pesado russo Beriev, à experiência em Portugal.

Atendendo à situação, estava também no "teatro de operações" o Governador Civil do Porto, de acordo com informação disponível na página da Internet do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

Em Codaçal, concelho de Porto de Mós, lavra desde domingo o segundo fogo a mobilizar mais meios humanos: às 11:30 estavam envolvidos no combate às chamas 179 bombeiros, apoiados por 48 viaturas.

De acordo com a Protecção Civil também continua por controlar o fogo em São Ane, no Parque Natural Peneda Gerês, no concelho de Montalegre.

Neste fogo, que teve início às 06:38 numa zona de mato, estavam 11 bombeiros e três viaturas.

O fogo que eclodiu domingo em Nogueira, concelho de Braga, mantinha-se por controlar às 11:30, com 46 bombeiros e um aerotanque pesado no local.

Também o segundo Comandante Distrital estava presente no teatro de operações.

Dois fogos em Sevilha, concelho de Tábua, e em Roalde, concelho de Sabrosa, mantinham-se também por controlar.

Os bombeiros também estão a lutar contra um fogo em Porto da Ovelha, em Almeida (Distrito da Guarda), que está a mobilizar 58 homens, apoiados por 16 viaturas e um helicóptero.

Atendendo às altas temperaturas esperadas para hoje e para os próximos dias em Portugal Continental, o SNBPC emitiu um alerta para que sejam evitados comportamentos de risco, nomeadamente a realização de qualquer tipo de fogo, a utilização de equipamentos mecânicos susceptíveis de produzir faíscas ou faúlhas e a utilização de foguetes ou fogo de artifício.

SB.

Lusa/fim"


Deixo um apelo para que a todos aqules que seja possível ajudem os bombeiros, não digam que eles não fazem nada pois o problema não está nas coorperações, mas na falta de meios e na irresponsabilidade de todos nós!
As temperaturas são elevadas, nunca é demais dizer não deitem cigarros para o chão, não façam lume em locais inapropriados, não façam queimadas...mesmo que achem seguro... não atirem foguetes perto de pinhais ou matas!

A floresta não tem olhos, temos de ser nós a olhar por ela ;)

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping